Grandes Estádios: Camp Nou

“Mais que um estádio”, assim o campo do Barcelona é definido pela FIFA.

Camp Nou significa “campo novo” e esse foi o nome dado ao estádio do time catalão após a necessidade da equipe de ter uma casa com capacidade para um número maior de pessoas. 

O campo inaugurado em 1957 com uma partida entre o F.C Barcelona e a seleção de Varsóvia tem capacidade para quase 100.000 pessoas e atende as necessidades do clube até os dias atuais e é o maior da Europa.

Durante seus 56 anos de história o Camp Nou foi palco de jogos dos mais importantes torneios da atualidade, entre os quais se destacam uma Copa do Mundo (1982), duas finais da Liga dos Campeões (1989 e 1999), jogos da Eurocopa de 1964 e também a final dos Jogos Olímpicos de 1992.

Para a Copa de 1982 o estádio passou por uma remodelação e foi ampliado para receber 120 mil expectadores. No evento o campo recebeu a partida de abertura, além de jogos da primeira fase e de uma das semifinais. 

É certo que os principais nomes do futebol mundial já atuaram no estádio classificado com 5 estrelas pela UEFA e que ainda será palco de grandes partidas. 

Além de partidas de futebol, o Camp Nou também já foi palco de shows dos mais consagrados artistas, tais como Michael Jackson e U2. 

Por Alexandre Garcia