FA Cup: A competição mais antiga do futebol


Conheça um pouco sobre esse grande torneio

A Copa da Inglaterra (FA Cup) é a competição mais antiga do futebol mundial. O maior vencedor do torneio é o Manchester United, que levantou a taça 11 vezes e o atual campeão é o Chelsea.

Iniciada na temporada 1871/1872, é uma grande oportunidade para os times menores da Inglaterra enfrentarem grandes e tradicionais clubes, afinal, o torneio envolve equipes de todos níveis. 

Além de ser a competição mais antiga, chama a atenção pelo grande número de clubes participantes. Na temporada 2008/2009, bateu recorde ao inscrever nada menos do que 761 equipes.

Atual campeão Chelsea, que derrotou o Liverpool na final
O torneio é disputado em jogos únicos, sempre definidos por sorteio, e, quando acontece um empate, os times se enfrentam novamente, no chamado replay, com mando de campo invertido. Em caso de empate no replay, prorrogação e depois disputa de pênaltis.

A competição segue assim até as semifinais e, a partir daí, replays não acontecem mais. Os jogos de semifinal e final são únicos e disputados em campo neutro, atualmente no estádio Wembley. 

Na atual temporada, a competição já está nas oitavas de final e os confrontos dos clubes que ainda disputam o título são: Arsenal x Blackburn, Manchester City x Leeds United, Manchester United x Reading, Middlesbrough x Brentford ou Chelsea (os dois empataram e farão o replay), Luton Town x Millwall, Huddersfield ou Leicester (também vão se enfrentar no replay) x Wigan, MK Dons x Barnsley e Oldham x Everton. 

Confira quais são os principais ganhadores da FA Cup:

Manchester United - 11 títulos
Arsenal - 10 títulos
Tottenham - 8 títulos
Chelsea - 7 títulos
Liverpool - 7 títulos 
Aston Villa - 7 títulos

Por Rodolfo de Macedo