Principais regras para conhecer o futebol

Conheça as principais regras do esporte

Para conhecer o futebol é necessário conhecer algumas das principais regras desse esporte que emociona grande parte da população mundial. São 17 regras principais que devem ser respeitadas para a realização de uma partida. São elas:

Regra 1: Leva em conta as dimensões do campo de jogo, que deve ser retangular, com comprimento mínimo de 90m e máximo de 120m. Em relação à largura, o gramado deve ter, no mínimo, 45m e, no máximo 90.
As traves precisam se encontrar no centro de cada uma das linhas de fundo, com uma distância de 7,32m entre eles com uma borda intitulada travessão colocada para delimitar o gol a 2,4m do gramado.

Regra 2: A bola de jogo deve ser esférica (redonda),com material adaptado e  ter circunferência entre 69,5 e 68,5 centímetros. O peso da esfera não pode ser superior a 450g, nem inferior a 410g.

Regra 3: O jogo é disputado por duas equipes, com no máximo 11 jogadores cada, onde um deles é o goleiro. O número de substituições entre os atletas de uma mesma equipe é de no máximo 3, em partidas oficiais, e de 5 em amistosos.

Regra 4: Nenhum jogador pode utilizar objetos que apresente perigo à integridade física dos demais.
O atleta deve portar uma série de equipamentos obrigatórios para a prática de uma partida oficial, tais como, camiseta, calções, meia, caneleira (esta deve ser encoberta pela meia) e chuteiras. Os goleiros, por sua vez, devem vestir um uniforme de coloração diferente, porém, que não influencie na cor dos demais competidores.

Regra 5: A partida é comandada por um árbitro com total autoridade. As decisões dele na partida são definitivas, e somente ele, pode modificá-la, antes da bola ser colocada novamente em jogo, caso julgue necessária. Diversos são os poderes e deveres dos árbitros estabelecidos pela regra 5.

Regra 6: Alem do árbitro principais, atuam em uma partida de futebol juízes de linha, que indicam quando a bola sai das linhas delimitadas para o jogo. As decisões dos juízes de linha podem não ser aceitas pelo árbitro principal, que, conforme estabelecido na regra 5, tem total autoridade.

Regra 7: As partidas de futebol têm dois tempos iguais de 45 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos entre eles. Cabe ao árbitro adicionar ao tempo final de cada período o tempo perdido durante o jogo. O período de jogo só será prolongado no caso da cobrança de um pênalti.

Regra 8: A decisão de quem iniciará o jogo é dada pelo sorteio com uma moeda. Para que a partida se inicie é necessário que todos os jogadores encontrem-se em seu próprio campo e  que os adversários estejam a 9,15m da linha da bola. 

Regra 9: A bola encontra-se fora do campo de jogo quando ultrapassa, por terra ou pelo ar, completamente, a linha que delimita as medida do campo. Exceto essa circunstância, a bola está sempre em jogo.

Regra 10: O GOL é válido quando a bola ultrapassa completamente a linha de fundo entre as traves e abaixo do travessão.
Vence o jogo a equipe que marcou o maior número de gols. Em caso de empate, o regulamento de uma competição poderá estipular um tempo suplementar ou outra forma para decidir um vencedor caso o placar termine com resultados iguais.

Regra 11: O jogador é considerado impedido quando é o penúltimo jogador mais próximo da linha de fundo do que a bola quando um de seus companheiros é o último a tocar no objeto de jogo. Não existe impedimento nas cobranças de lateral, escanteio ou tiro de meta. A cobrança deste tipo de infração é feita através de um tiro livre indireto.

Regra 12: O árbitro, ao demarcar uma falta, pode agir de diferentes modos conforme sua interpretação.
Caso o árbitro interprete um ato como agressão, ele penalizará a equipe do infrator com um tiro livre direto; quando existir condutas antidesportivas, o árbitro tem credibilidade para marcas um tiro livre indireto; caso a infração seja marcada dentro da área, é atribuído pênalti. Dependendo da gravidade da infração, o juiz da partida pode aplicar um cartão amarelo ao atleta. Dois cartões amarelos em um mesmo jogo acarretam em um vermelho, que também poderá ser aplicado de maneira direta caso o árbitro julgue um ato como violento ou prejudicial à prática esportiva.

Regra 13: Os tiros livres podem ser diretos, quando é permitido chutar direto para o gol; ou indiretos, quando deve haver um toque anterior na bola para o chute ser validado.

Regra 14: A penalidade é cobrada do ponto pré-determinado na grande área, com todos os jogadores, exceto o que vai bater e o goleiro, a 9,15m da bola. Caso uma dessas regras seja cometida pelos jogadores do time adversário e a bola entre, o gol é validado, caso contrário o pênalti é cobrado novamente; se o ato ilegal for cometido pelo ataque, a cobrança é anulada em casa de gol e validada em caso de defesa do goleiro ou chute para fora.

Regra 15: Quando a bola ultrapassa a totalmente linha lateral ela deverá ser colocada novamente em jogo por aquele time adversário do último jogador a tocar nela.

Regra 16: Quando a bola ultrapassar a linda de fundo, tocada por um jogador da equipe atacante, deverá ser posicionada dentro de qualquer ponto da pequena área e lançada para frente, de modo que a bola saia da área.

Regra 17: O escanteio é cobrado quando a bola é tocada para a linha de fundo por um jogador da equipe defensora. A cobrança desse tiro pode acarretar um gol, popularmente conhecido como olímpico. No momento da cobrança de escanteio, todos os jogadores adversários devem estar posicionados a pelo menos 9,15m da bola. 

Por Alexandre Garcia